terça-feira, 30 de setembro de 2008

Eat Pray Love


Vi na Oprah que o livro Comer Rezar Amar, de Elizabeth Gilbert, é mesmo imperdível, confirmando o que já tinha ouvido de quem o leu. Ou seja, concluí que tinha que lê-lo. O título ficou quase um ano na lista dos mais vendidos do The New York Times e teve excelentes críticas de várias publicações americanas. Na livraria enorme em que estava na semana passada, o pocket book importado, em inglês, era mais barato do que o traduzido e publicado pela editora Objetiva. E ainda vinha com bônus de treinar meu inglês (que até então é bom de compreensão mas fraco na conversação). Comprei o original Eat Pray Love, e estou achando fantástico. Um diário de vida e de bordo da jornalista e escritora americana que passou um ano viajando entre Itália, India e Indonésia em busca de auto conhecimento e equilíbrio. Lindo, lindo.... Emocional, sentimental, cheio de nuances e ensinamentos que podemos - e devemos - levar para a vida. Divido com vocês algo que aprendi nesses capítulos iniciais que mais me chamaram a atenção. O mantra Om Namah Shivaya, que significa: "Eu saúdo a divindade que reside em mim." Gente, parece bobagem, mas fiquei repetindo isso calmamente ontem à noite, ainda pensando no trecho do livro.... quando de repente estava num estado de calma e satisfação que há tempos não usufruía. E dormi como um bebê. Viva a Índia, vivam os mestres, gurus e yogis. OM NAMAH SHIVAYA e NAMASTÊ.

E é só o começo de Eat, Pray, Love... Leiam, é ótimo!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Novas


1.) Tirei o visto americano. Mega burocracia e muuuita gente no consulado, muita fila e espera, mas a entrevista em si foi super rápida e indolor, não me pediram nenhum dos mil documentos que levei. Enfim, ótimo, já posso ir à Nova York! EEEEE!

2.) Faltam 20 dias para minha viagem. Paris me espera ansiosa.

3.) Estou exausta e debruçada em papéis e tarefas, como o gatinho da foto. Não parece o gato da Audrey Hepburn em Breakfast at Tiffany´s?
4.) Preciso de um fim de semana de ócio criativo. Filmes, cama, livros, tv, família, almoço, cama.... Ah, lembrei! Coerente com minha fixação em Louis Garrel, assisti Em Paris, de Cristophe Honoré. Quando regarregar as baterias, posto minhas impressões.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Correndo

Segunda-feira. Acabo de sair de uma reunião de pauta, com umas quatro matérias nas mãos. Sem contar as que já estou tocando. Semana de fortes emoções que pretendo viver da maneira mais produtiva possível, isto é, focada! A pouco mais de 20 dias da minha viagem à Europa... Estou com a cabeça a mil. Por isso não reparem se não conseguir postar muito nos próximos dias.
Na quinta passada entrevistei a Laudomia Pucci, filha de Emilio, criador da marca italiana que virou febre nos anos 50 e 60 e agora renasce nas mãos do conglomerado de luxo LVMH. Não posso contar muito porque será matéria da Wish Report 25, mas adianto que foi uma conversa bárbara, cheia de sentimento. Ela é muito simpática e chique, falou sobre a família, sobre o pai, sobre a influência da terra sobre as criações (os Pucci são de Florença, difícil não ter um senso estético apuradíssimo)... E no final, me disse: "Thank you, it was lovely". Grazieee!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Na cama com Isabéli


Saiu hoje na coluna da Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, essa foto do editorial de moda da Wish. Isabeli (que ao contrário do que todo mundo fala, a sílaba tônica é no e: Isabéli,e não Isabelí) empresta sua beleza para nossa capa da edição de aniversário de Wish Report e também está no editorial de moda ao lado de seu namorado Rico Mansur. Inicialmente não gostei muito de publicarmos essa foto, mas que deu uma bela repercussão, isso deu. Excelente pra quem acaba de inaugurar um restaurante em SP. A mesmíssima foto está nos sites: Terra, Msn, Ego, Ig, Quem Online... No showbizz, quem sabe sabe. Mas um segredinho que você só sabe aqui no blog: eles não fotografaram sem roupa. Isabeli estava de calcinha e soutien e Rico de cueca. Quem os despiu foi um tal de Photoshop. Pronto, falei. Beijoooos!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vera Wang


A estilista americana de ascendência chinesa Vera Wang foi uma das poucas a tentar fugir do óbvio, criando alguns looks com seu estilo clássico e bem feminino. Ela já fez váááários redcarpets e começou a carreira fazendo vestidos de noivas incríveis, linha que permanece forte em sua marca até hoje. No filme Sex and the City um dos vestidos que Carrie experimenta para o ensaio na Vogue é Vera Wang. Bom, vejam tudo por vocês mesmas no www.mbfashionweek.com/newyork/spring2009

Tédio







Na sequência estão looks de Calvin Klein, Carlos Miele e Carolina Herrera. Todos apostaram no liso zero estampas, quase zero volume e zero ousadia. Parece mais do mesmo. Comercial até dizer chega. São vestidos lindos, que adoraria desfilar por aí em alguma festa, mas definitivamente não brilham na passarela.

NY bombou







A semana de moda de NY Spring ´09 rolou de 5 a 12 de setembro. Desnecessário dizer que concentrou grandes marcas e designers. Deles, quatro brasileiros: Carlos Miele com marca própria, Francisco Costa à frente da Calvin Klein, Amir Slama com a sua Rosa Chá e Waldemar Iódice também com sua grife homônima. Foram mais de 80 desfiles, não há como ver e avaliar todos. Por isso, vamos nos concentrar no que "importa" ou no que chamou a atenção positivamente. Carolina Herrera, Vera Wang, Diane von Furstenberg, Donna Karan, Michael Kors, Zac Posen. Olha, achei incrível o desfile da DVF! Na minha opinião, foi a única que ousou, criou, se rebelou um pouquinho dentro dos rígidos padrões comerciais que o evento sempre apresenta. Tá certo que ninguém espera grandes criações na semana de NY, mas a falta de ousadia não se desculpa na moda. Os outros se preocuparam demais em agradar Anna Wintour e pecaram pela falta. Essas fotos aí são do desfile da Diane. Bem primavera, aplicações, detalhes étnicos, cores, mix de tecidos... Achou too much? Opinem!



Mangá com sua cara


Quem gosta da estética dos personagens de mangá, os desenhos japoneses, vai adorar o site http://www.faceyourmanga.com/ . Lá você escolhe o formato de rosto, cabelo, roupa, olhos, sombrancelhas, acessórios e até maquiagem para fazer um mangá com a sua cara. E aí, ficou parecido???

Fera Isabeli


Comer e blogar é só começar. Agora deu vontade de contar todas as news. Só pra terem uma idéia do que aprontei nos últimos dias... entrevistei a top Isabeli Fontana para a próxima edição de Wish Report, na qual ela é capa. Ela foi muito simpática e revelou uma personalidade bem forte. Muito determinada e decidida, ela retomou a carreira depois de dois filhos. Pra isso, emagreceu, malhou horrores e voltou ainda mais linda. Modelo há mais de dez anos, a top mantém relacionamento com feras do mundo da moda como Donatella Versace, a temida Anna Wintour, sem falar nos fotógrafos incríveis que já clicaram a bela. Isabeli está no auge da carreira, atualmente nas campanhas de Versace, Valentino e Cavalli, além de ensaio da Vogue America e tudo o mais... Na conversa ela me falou de como educa os filhos, da sua rotina em NY , que é "onde tudo acontece", e até da expectativa sobre um contrato com a Victoria Secret´s, para quem já desfilou mas nunca chegou a ser angel. Bom, vejam tuuudo na edição de aniversário da Wish, que tá bárbara! Deve estar nas bancas em duas semanas.


Bjs!!!

Le Pensées d´une Fleur


Nada melhor do que poesia para refletir. Em francês, ainda mais lindo. Encontrei, em meio a uns papéis suuuper antigos (do meu avô!), um papelzinho com o poema abaixo, da francesa Clotilde de Vaux, musa do positivismo, movimento criado por Auguste Comte que influenciou fortemente nossos primeiros anos como república. O papel amarelado e consumido pelo tempo fez o poema parecer ainda mais interessante. Espero que gostem.


Le pensées d´une Fleur

Je nais pour être aimée : oh, merci bon destin
Que les puissant mortels contre toi se dechaînent
Aux pieds de tes autels que les vents les entraînent
J´ai mes parfums et mon matin

J´ai le premier regard du roi de la nature
J´ai son baiser de feu, sa splendeur pour parure
J´ai de la jeune Aurore un sourire de soeur
J´ai la brise naissant et la douce saveur
De la goutte penchée au bord de mon calice
J´ai le rayon qui joue au seuil du precipice
J´ai le tableau magique, en grandeur sans pareil
De l´univers s´ouvrant les portes du réveil

Jamais le froid mortel ne doit tarir ma vie
Au sein des voluptés doucement je m´endors
La nature me garde et me rend ses trésors
A son banquet d´amour je m´éveille ravie

J´ai bien souvent embelli la beuté
Sur un coeur pur mon pur éclat rayonne
Le plaisir me tresse en couronne
Et le bonheur, m´attache à son côté

Quand le rossignol s´inspire
Sur ma tigre en se jouant
Pour laisser réssonner son chant
La nature entière expire

L´amour me dit tous ses secrets
J´abrite ses douces prières
J´aide au bonheur de ses mystères
Je suis la clef des coeurs discrets

O doux destin, si les soupirs profanes
De tes décrets pouvaient changer le cours
Seule ici-bas, dans me langes diaphanes
Je renâitrais au souffle des amours

Des sombres tempêtes
Sauve-moi l´horreur
Que toujours la fleur
Sourie à tes fêtes

Clotilde de Vaux

Pacientez, sil vous plait


Quase 1 semana inteira sem postar, meu record desde a criação do blog! Um record negativo, me desculpem! Estou sofrendo da síndrome do excesso de informações. Tem tanta coisa acontecendo, que é difícil processar as novidades. Acabei de fechar uma revista e já estou me organizando, pesquisando e entrevistando para as próximas, ao mesmo tempo em que planejo minhas merecidíssimas férias... Ou seja, é muita coisa mesmo.


Mas garanto que muuito em breve vem ótimas notícias por aí! Aguardem e verão!


Bjos!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Echanté, Isabelle!


Vou falar pela quinquagésima sétima vez que amo perfumes, como se vocês inda não soubessem. Pois imaginem só a minha alegria ao descobrir, em meio a uma pesquisa, uma seção interativa no site da Guerlain, uma das perfumarias mais tradicionais da França. Lá a simpática Isabelle atua como consultora de beleza e te ajuda a descobrir a melhor fragrância para você através de suas preferências mais diversas como comida e cores, como em um daqueles testes da Capricho que você fazia escondida! E tem também dicas de maquiagem e uma aula sobre as famílias aromáticas e a arte de se fazer perfumes. Vai lá! É só entrar em Perfumes e depois em Tips (dicas).


terça-feira, 9 de setembro de 2008

Túnel do tempo na Pinacoteca


Não percam a exposição da fotógrafa Vãnia Toledo na Pinacoteca. São 120 imagens de baladas dos anos 70 e 80 que retratam momentos divertidíssimos de famosos mil: atores, atrizes e celebs, brasileiras e gringas. Cazuza, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Rita Lee, Andy Warhol e diversos cliques pra lá de inusitados do Studio 54, boate nova iorquina que acolhia todas as tribos. A mineira da cidadezinha de Paracatu veio à São Paulo com 13 anos e começou a fotografar em meados de 70 para o extinto jornal "Aqui São Paulo" de Samuel Weiner. Com uma câmera ágil na mão naqueles tempos frenéticos, foi clicando tudo e todos, ganhando espaço e passou a colaborar com Vogue, Claudia e Interview. Nas paredes na Pinacoteca, estão cenas e personagens daqueles tempos loucos em uma mini-coletânea da artista. De punks a tropicalistas, é um desbunde quadro a quadro. *Já está rolando desde 30 de agosto! Vale cada centavo dos R$8 de entrada, porque lá tem a exposição permanente que é bem bacana, além das obras de Nicolas-Antoine Taunay, pintor contemporâneo de Debret que veio após a família real portuguesa retratar o exuberante Brasil colônia. Mas se vc quer ver as cores e formas esfuziante de Beatriz Milhazes, não é o lugar! Apesar de nenhum jornal explicar, a expo da carioca (que vendeu uma obra por 1milhão de doletas na Sotheby´s) fica na Estação Pinacoteca, em ooooutro prédio, o antigo Dops. Desavisada, terei que voltar no próximo finde, porque não deu tempo...To loca pra ver.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Linha de Passe


No sábado assisti ao filme brasileiro Linha de Passe, dirigido por Daniela Thomas e Walter Salles, aclamado em sua exibição em Cannes. As críticas internacionais foram super favoráveis e os atores todos trabalharam em uníssona perfeição de interpretação. O filme é um tapa na cara. É a dura realidade de quem vive na periferia das grandes cidades brasileiras. No caso, São Paulo é o cenário da desigualdade de classes e da luta pela sobrevivência. Para surpresa do público do cinema onde estava (o Unibanco Artplex do Shopping Frei Caneca), um dos atores do filme, João Baldessarini, entrou com microfone em punho desejando uma boa sessão e pedindo a divulgação boca a boca. É o que faço agora, pois o longa é de excelente qualidade em todos os aspectos: roteiro, elenco, direção. Emocionante, tocante, perturbador. Infelizmente a realidade de milhões de brasileiros. Imperdível. Na foto: José Geraldo Rodrigues, Daniela Thomas, Vinicius de Oliveira (sim, é o garotinho de Central do Brasil), Kaíque de Jesus Santos (roubou a cena), Walter Salles e João Baldessarini em Cannes.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

American Dream




A Harper´s Bazaar de setembro traz Tyra Banks na capa e no recheio. Em um dos editoriais, a modelo encarna com perfeição a candidata a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Poder, hein? Ficou bem divertido e charmoso, arranjaram um modelão parecido com Barack e mandaram ver nos cliques em clima de comemoração e já no dia-a-dia do casal e filhos na Casa Branca. No texto, Tyra mostrou seu lado politizado e não escondeu sua torcida a favor dos Obama.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Os Desafinados


Assisti Os Desafinados, um filme de Walter Lima Jr. com Selton Mello, Claudia Abreu, Angelo Paes Leme, Rodrigo Santoro, Jair de Oliveira... O longa retrata através de um grupo fictício a época de ouro da música brasileira. Os jovens de classe média que se unem para celebrar a bossa nova planejam levar sua música à Nova York, epicentro do mundo, onde João Gilberto já brilhava com seu banquinho e violão. Não é um filme espetacular, mas também não decepciona. Mostra a deliciosa liberdade dos jovens, a música que faz sonhar, os encontros e desencontros amorosos e o valor da amizade. Apesar de muito longo, o filme presta justa homenagem aos 50 anos da bossa nova, provavelmente o estilo musical brasileiro que mais se eternizou mundo afora. ***Falando em espetacular, vi o trailler do brasileiro Linha de Passe, de Walter Salles e Daniella Thomas, aclamado no Festival de Cannes desse ano, onde a atriz Sandra Corveloni levou o prêmio de melhor atriz. Esse sim promete. Contando apenas com atuações precisas de atores desconhecidos do grande público, o trailler exibiu as excelentes críticas internacionais que o longa recebeu e funcionou como um teaser e tanto, pelo menos pra mim. Fiquei louca pra assistir. ***

Adeus, China


Se você está procurando um bom livro, não deixe de reparar em Adeus, China - O último bailarino de Mao. Trata-se das memórias do chinês Li Cunxin, que viveu uma infância de extrema pobreza até ser selecionado dentre milhões de crianças para ser bailarino. Estou no começo, mas já posso garantir que é uma história maravilhosa, daquelas que prendem a atenção e envolvem o leitor.

Piauí perfumada


Dicas culturais bombando nesse pós fim de semana de friiiiio em Sampa. Lendo a Piauí desse mês (setembro! Inacreditável, não?) me surpreendi com a excelente matéria de Marcos Sá Corrêa sobre a indústria da perfumaria internacional. Coincidente com minha descoberta do filme Perfume, que assisti recentemente e me encantou, a matéria fala de todos os meandros desse universo que movimenta bilhões de dólares anualmente, das grandes empresas que dominam o setor e do processo de criação de grandes fragrâncias. Esplêndida apuração e trabalho de investigação do jornalista trouxe conteúdo riquíssimo de informações valiosas. Fantástico. Além disso, a mesma edição reuniu frascos de perfumes do começo do século que mostram que a embalagem também é parte importantíssima do perfume e que a criatividade não é privilégio dos contemporâneos.