quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Imagens do Brasil


Uma notícia que tem tudo a ver com um post da Ivi que li lá no divertidíssimo e às vezes ultra reflexivo blog http://www.vodcabarata.blogspot.com/ . Repercutindo as palestras do Pense Moda (faz tempo, eu sei, estive fora de órbita trabalhando too much) ela constatou que o povo fashion não vê o Brasil. Gasta os tubos indo buscar referências em Índia, Marrocos, Turquia ou Rússia e esquecem a Amazônia, o Pantanal, o Nordeste, todos esses lugares riquíssimos de cultura, imagens, cores e texturas, cheiros e sabores, tudo tão inspirador quanto se não ainda mais. É tão verdade... Então, vamos olhar pra dentro! Sabe aquele fotógrafo bárbaro que fotografa cenários nativos brasileiros há décadas, um dos pioneiros da fotografia de natureza no país? Araquém Alcântara! Pois ele já realizou exposições em todo canto do mundo, (a última foi em Nova York) e agora está lançando três livros simultaneamente, poder! São eles Mata Atlãntica, Bichos do Brasil e Cabeça de Cachorro, esse com imagens lindas da Amazônia e texto do Drauzio Varella. São desses livros gigantes, pesados e decorativos, bem estilo table books. O lançamento oficial é dia 17 de dezembro na livraria Cultura, em São Paulo. Mas recomendo fortemente desde já. Veja mais em http://www.araquem.com.br/

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Daslu fast-fashion

A nova empreitada de Eliana Tranchesi e Donata Meireles e suas filhotas Luciana e Heleninha Bordon (não me pergunte se figuras decorativas ou atuantes) é bem do tipo: "é, a crise chega para todos, temos que nos adaptar". A 284 , linha jovem da Daslu e com precinhos bem mais camaradas do que sua loja-mommy , promete mini-coleções periódicas e tem o mesmo espiríto da H&M, Zara, Mango, etc. Bem no estilo Obama (que por sinal ganhou t-shirt homenagem na coleção de estréia com o dizer Obama Rocks): "YES, WE CAN". Sim, você pode entrar na Villa Daslu e sair com umas boas três sacolas repletas de it-roupitchas! Camisetas a 60 reallyties, tops feshta-cocktail paetê de cento e poucos, gladiadoras rasteiras e espadrilles anabelas (hit hit hit do verão) a 198 unidades da moeda corrente nacional. Mais barato que Arezzo, vamos combinar? Sim, podemos. Foi bem divertido o lançamento. No telão, um making off da Naomi Campbell fotografando a campanha da marca, vendo fotos com o diretor Giovanni Bianco, no tititi com a amiga Donata... AH! E eu vi a nega!!! Mára! Falem o que for, não haverá outra black power no cenário fashion tão cedo... Chanel Iman que me perdoe. E o lance era tão "cooompre batoooom, coooompre batooom" que todo mundo tinha de passar pelo caixa invariavelmente para ir embora, pois era lá que o ticket do estacionamento era "abonado" (for free, plz, né?). Enfim, na fila (siiim, tinha fiiila) a consumidora se vê diante de bijouxs, balangandãs, cacarequinhos que vai querer somar à sua compra. No balcão tem até trident, twix, pirulitos e paçoquinhas Amor... Eu própria não resisti e adquiri uma pulseira estilo marfim, bem India style, que gosto pouco.... Me lembrou sabe o que essa profusão de produtos e essa atmosfera de paraíso feliz e despreocupado de compras onde você pode se divertir sem se endividar? TOPSHOP (E todas as similares, mas essa em especial). Vi no plasma de frente ao caixa (informação de todos os lados) a seguinte frase que muito me intrigou TOPSHOP coming soon to 284. ATÉ QUE ENFIM OUVIRAM NOSSAS PRECES!!!!!!! Delícia. E pra quem ainda está se perguntando "mas porque diabos 284 como nome da marca?", voilá: era o número da saudosa loja "Das Lus", a original, na Vila Nova Conceição. Senti uma nostalgia aí... Quem diria, Daslu fast-fashion! Ponto pra eles e bom pra nós!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Woody Allen Almodovariano

Já está rolando há mais de uma semana nos cinemas, mas tenho que postar aqui o que eu achei de Vicky Cristina Barcelona. Simplesmente incrível, caliente, na minha opinião o filme se destaca e positivamente na obra do diretor americano Woody Allen. Tem humor suave, de bom gosto..Duas amigas com uma visão completamente diferente da vida e dos amores embarcam para um verão em Barcelona. Uma noiva, outra soltinha, soltinha. Ambas encontram ninguém menos que Javier Bardem. Típico espanhol, que se destaca não pela beleza em si, mas pelo charme. Acontece que .... as duas se envolvem com ele, cada uma à sua maneira. E eis que chega a ex-mulher do dito cujo, Juan Antonio (ui!), a estupidamente linda e louca Maria Elena, interpretada por Penelope Cruz. Juro, se fosse homem ela seria meu ideal de consumo! A partir daí, meu bem, só assistindo! É demais, faz refletir sobre a vida e os amores, o contraste entre aventuras e vidinha pacata, estável... Até que ponto um casamento seguro traz felicidade? Essas e outras questões chaves o longa nos faz ao longo da trama quente, ora animada, ora nostálgica, mas sempre muito interessante. Assistam!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Victoria Secret´s


Rolou em Miami o último desfile da Victoria Secret´s. É uma mega produção, com modelos lindas e lingeries bacanas, mas com as fotos que vi fiquei com aquela sensação de que já vi isso. Sabe mais do mesmo? Igual às outras setecentas temporadas victorianas.... Nas fotos, Heidi Klum que em vez de mega-asas usou um mega laçarote e a mais baiana das angels: Adriana Lima.

domingo, 16 de novembro de 2008

Vintage rules

Não resisti ao momentinho Hoje vou assim http://www.hojevouassim.blogspot.com/, outro blog que eu gosto bastante. Esse é o tal vestido da vovó que usei no chiquérrimo casamento da sexta.(Por sinal, que festa delícia! A cerimônia foi linda, a seleção musical foi inspiradora, a pista ferveu animadíssima a noite inteira, tudo perfeito!) Adquirido na década de 70, sem etiqueta assinada, continua abalando. Eu fortemente recomendo às garotas que explorem mais os guarda-roupas maternos e das avós porque podem ser fontes inesgotáveis de inspiração e até mesmo de roupas pra se usar de fato. Pestaninha querida, obrigada pela manifestação!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Casório

Como eu amo casamentos! Amanhã é o grande dia de uma amiga muito querida e estou animadíssima. Adoro o ritual de me arrumar pra festa, o vestido, maquiagem, cabelo, as jóias... E mais do que tudo, amo ver a noiva entrando na igreja. As músicas, a cerimônia, os votos... Não tem jeito, me emociono mesmo, sou romântica à moda antiga. E depois vem a celebração por toda essa conquista, uma comemoração de alegria genuína, onde você reúne as pessoas que mais ama, sua família e seus amigos, para compartilharem esse momento de felicidade intensa. Quer coisa mais gostosa? Amo! Vou usar um vestido que foi da minha avó. Tem uma aparência vintage mas ao mesmo tempo é bem atual. Bem aquela coisa cíclica da moda, o que era velho virou lindo de novo. É em estilo grego, bem fluído, com drapeado nos ombros e marcado levemente na cintura com cordão. Tudo verde-oliva. Tô pensando em postar aqui depois pra vocês verem o modelito! Mas só se tiver quorum! Ou seja, comentem com sim ou não.
*Crédito para essa foto linda: o look é da estilista Lethicia Bronstein Pompeu, que faz vestidos de noiva simplesmente ma-ra-vi-lho-sos!

31 rue Cambon





Contei pra vocês que fui na sede da maison Chanel em Paris? Estava no meu roteiro fashion-cultural e consegui cumprir quase todas as "metas"! Lá no número 31 da Rue Cambon (uma travessa da chiquérrima Saint Honoré, onde tem Miu Miu, Galliano, a Colette...) está a loja onde mademoiselle Gabrielle viveu e fazia seus desfiles. Tirei fotos da vitrine, que é um luxo, entrei na loja e até comprei! Embora quisesse um paletozinho de tweed e uma 2.55, o orçamento deu pra dois batons! Rs! E a vendedora foi mega fofa, meu deu várias amostrinhas de hidratantes, bases e perfuminhos. E me fez preencher um cadastro com nome e endereço. Ai, será que vou receber um presente do kaiser Lagerfeld na minha porta quando menos esperar? Hahaha

Desenho sonho



Gente, confesso que essa pautinha eu roubei lá do http://www.juliapetit.com.br/ que eu adoooro! Olha só essas ilustrações, não é a coisa mais fofa do muuundo???? É da Marie Blanco Hendrickx, conhecida como Mijn Schatje, uma ilustradora meio holandesa meio espanhola que mora em Paris. Amo esse tipo de arte assim colorida e lúdica.

Jeff Koons transforma iate em obra de arte




Uma obra de arte moderna e flutuante. Esta é a melhor definição para o iate Guilty, do milionário grego Dakis Joannou, conhecido como um dos maiores colecionadores de arte contemporânea na Europa. Inaugurado em junho passado, depois de quase três anos de fabricação, o iate tem exterior todo decorado pelo americano Jeff Koons. O artista teve os mais de 35 metros de comprimento para realizar sua irreverente releitura da camuflagem usada pelos navios na Primeira Guerra Mundial e as cores e recortes geométricos lembram a obra de Roy Lichtenstein.
Mas a arte não está só do lado de fora. O interior também ostenta obras dos mais variados artistas da atualidade em seus amplos cômodos. Lá estão esculturas de Anish Kapoor, móveis de Karim Rashid e dos Irmãos Campana e instalações de David Shrigley.
“Guilty” foi a palavra pintada pela artista britânica Sarah Morris na parede de um dos quartos e acabou sendo adotada como nome da embarcação. O projeto foi viabilizado pela tradicional construtora de barcos e navios Cantieri Navali Rizzardi e o design de interior tem a assinatura da italiana Ivana Porfiri, que traz no currículo o projeto de centenas de escritórios, residências e navios de luxo e cujo trabalho se baseia na nova percepção dos ambientes e na inclusão de elementos sensoriais na decoração. A coleção de arte de Dakis Joannou já integrou exposições no Palais de Tokio em Paris e conta com telas de artistas contemporâneos do peso de Takashi Murakami. O industrial grego mantém a Deste, uma instituição sem fins lucrativos em Atenas que organiza exibições de novos artistas e apóia a divulgação de arte contemporânea. O Guilty foi visto pela última vez circulando nas águas de Mônaco.

Simply the best

A redação da Wish está em festa. Fomos eleitos pela Academia Brasileira de Marketing como a Melhor Revista do Mercado de Luxo do Brasil! Ano passado foi a Vogue e em 2008 a Wish é a revista de luxo mais mais do país. Bom, não?

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Claro Rio Summer

O Claro Rio Summer bombou, toooda a imprensa internacional comparaceu e afirmou em uníssono que o Rio deve ser (se já não é) a capital mundial da moda praia. Nada mais justo, não é? Rio é tudo na vida, e mescla como em nenhuma outra cidade do mundo o urbano com o ambiente de verão, calor, praia, bronze. Assisti ao GNT Fashion especial e amei 97% do que vi. Triya arrasou, Cia Maritima, Rosa Chá, Adriana Degreas e Jo de Mer confirmaram seus lugares no topo, cada uma à sua maneira. Raya de Goye, Cris Barros, Carlos Miele e Iódice deram ótimas idéias para o pós-praia chique, festa, reveillon, nesse nosso final de ano tropical que é incrível. DELÍCIA, deu mega vontade de me jogar na praia! Com patrocínio de empresas power e o toque de Midas de Nizan Guanaes, a edição do ano que vem já está garantida e olha... Sucesso! Uma frase que ele disse ao programa que eu adorei. Que o Cristo Redentor do Rio representa duas coisas: "Eu te recebo" e "Pense grande". Baiano arretado! A SPFW que apresentou o verão em junho (!) ficou no chinelo, cheirando a passado... Tiro certeiro!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Heaven, I´m in heaven...


Outra coisa muito boa de comprar em viagens, isso toda moça de fino trato sabe, é maquiagem e produtinhos de beleza. E pra isso a Sephora é o paraíso na terra. Fico até emocionada com a variedade, os cheirinhos, as novidades, as promessas de perfeição que esse mercado oferece. Essa é a Sephora da Champs-Elysée e como não poderia deixar de ser, eles capricharam. É compriiiiiiiida e tem todas as marcas possíveis e imagináveis de perfumes, cremes, linhas de tratamento para a pele, cabelo, maquiaaaaagem.... Do tipo de lugar que a gente quer ter um dia inteiro livre e com cartão de crédito sem limites. Ah, e um banheiro enooorme pra guardar tudo depois, né? E quando o assunto é Lancôme, Givenchy e Dior, o preço é bem atrativo se comparado às perfumarias brasileiras. Ai, ai... suspiro.

Barganha cultural


Um achado para quem está em Paris ou de malas prontas para lá é a livraria Alain Kogan, na Rue du Bac número 15, na frente do Louvre. É um paraíso para quem ama livros de arte e de fotografia. Sabe aquela atmosfera de biblioteca cheia de tesouros? É esse o clima. Um único velhinho atende os clientes atrás do balcão com o típico mau humor parisiense. Imaginei que de repente não seria o próprio Alain Kogan em pessoa. Rs. Bom, mas o negócio é que o velhinho maluco está queimando estoque porque a livraria está abarrotada, tem livro de moda, foto, ficção, romance, história e tudo o que você imaginar saindo pelo ladrão! Sabe aqueles tablebooks da Taschen de arte, decoração, turismo, que numa Fnac da vida aqui do Brasil custam 200, 300 reais? Lá na Alain Kogan estão por 10 euros! Máximo 15 euros. Não é uma delícia??? E também de editoras francesas como Assouline e Flammarion. Eu comprei três pesadíssimos, pra carregar foi um perrengue, mas valeu super a pena! Uma dica e tanto pra quem vai viajar, se joguem!

Arte contemporânea

Minha seleçãozinha do Centre Georges Pompidou, em Paris. Pra quem acha que arte contemporânea é algo hermético, distante e até um pouco hostil (meu querido ítalo-editor-executivo), esse post é uma mudança de percepção e tanto. Na minha opinião, arte tem de ser algo belo, atrativo e carregada de mensagem. No Pompidou encontra-se milhares de obras nessa categoria, que provam que é possível sim se emocionar diante de uma pintura, escultura ou instalação moderna. Sem falar que o exterior do prédio já é uma obra de arte/arquitetura impressionante pela ousadia, funcionalidade e beleza. Os tubos que levam a um universo paralelo... e com essa vista... *Clicando nas fotos elas aumentam,viu?
Vous avez le bonjour de Marcel, 2002- do artista francês Jean-Michel Alberola. A estética moderna e lúdica me encantou. A mensagem então, nem se fala! Tout va bien toujours, merci!!!

Le baiser, 2005 - do chinês Wang Du. Escultura em resina, poliéster, madeira e pintura em acrílico branco. Não é incrível?

Salon Agam, 1972-74 - instalação do palestino naturalizado britânico Rishon le-Zion. Esse caleidoscópio de cores, os formatos geométricos, a iluminação que valoriza todos esses atributos... Achei tão incrível que virou meu protetor de tela.

Le Rhinocéros, 1999-2000- do francês Xavier Veilhan (Lyon). Escultura de resina e pintura em verniz. A tela atrás é de outo artista. Achei incrível esse hipopótamo vermelho, quero na minha sala! rs Detalhe: a obra foi criada para decorar a loja de Yves Saint Laurent Rive gauche Homme de Nova York e presenteada ao museu anos depois.

Cute Books


Tudo o que diz respeito à Audrey Hepburn me fascina, a imagem no cabeçalho do blog fala por si mesma. Então amei quando vi esse livro mais que fofo na lojinha do National Portrait Gallery em Londres por 10 pounds. Foi um dos (porque foram vários!) que comprei na viagem. How to Be Lovely: The Audrey Hepburn Way of Life, da autora Melissa Hellstern é um raio-X da vida da atriz, seu modo de pensar e se relacionar com as pessoas, sobre o sucesso, a maternidade, os amores... Tem cada declaração dela que é um mantra de bem viver. E fala das suas paixões, pela moda (Hubert de Givenchy foi um grande amigo, a vestiu sempre, desde Bonequinha de Luxo), por cachorros.... Pra saber mais do ícone e aprender literalmente how to be lovely. Ótima dica pra presentear aquela amiga querida, vira livro de cabeceira! Vende na Amazon e em outros sites gringos!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

God Bless America


Pessoal, estou bem sumida, né? Me desculpem, estou como malabarista de circo, fazendo e pensando em mil coisinhas ao mesmo tempo. Agradeço muito o carinho dos comentários, vcs sabem que combustível de blogueiro é comentário, né? Então super agradeço! E fico sabendo aqui e ali que tem pessoas que lêem sempre e eu nem sabia! Obrigada também, mas comentem!

Gente, estou muito feliz com a vitória do Obama! Acredito que vai favorecer os Estados Unidos e todo o mundo, já que todas as nações se relacionam de alguma maneira com o Tio Sam. O primeiro negro presidente dos EUA! Isso é bárbaro! Mudanças pra melhor, vamos continuar torcendo. E que ele tenha bastante jogo de cintura pra lidar com essa crise... Essa foto é dele em frente ao Capitólio, em Washington. Imagina a responsa, ter um dos países mais poderosos do mundo nas mãos??? Bom, desejamos boa sorte!

Estou devendo mais notícias da viagem à Europa, eu sei. É que foram tantas coisas incríveis que nem sei por onde começar. Mas prometo que vem vindo às prestações.

Bj