terça-feira, 14 de junho de 2011

Si tu a un coeur... ou aime les livres

O título do post era o pensamento que não me saía da cabeça quando meu corpo deixou a sala de projeção. Sim, o corpo, pois meu coração ficou lá. Naquela história. Se você tem um coração (todos nós, não? Ok, quase todos...) ou se você ama os livros... Tem que assistir a esse filme: Minhas tardes com Margueritte.

Germain é um homem já maduro e um tanto chucro, iletrado, sempre teve dificuldade com leitura, nunca foi dotado de, digamos, um intelecto privilegiado. Com uma infância amargurada e uma mãe tão amarga quanto, construiu sua vida na mediocridade até que em um banco de praça conhece Margueritte (com dois t´s), uma senhora de 95 anos que mora em uma casa de repouso para idosos e tem nos livros sua grande paixão. A partir daí, mes amis... Seria pecado dizer-lhes mais qualquer coisa.

Só vos digo que a cidade de Pons, onde foi filmado o longa (uma adaptação do romance de Marie-Sabine Roger e dirigido por Jean Becker) é idílica, uma típica cidadezinha do interior francês na qual se quer viver senão toda a vida pelo menos uns bons meses. E que os protagonistas fazem um excelente trabalho. Gérard Depardieu , o próprio, teve dificuldades de fala e leitura até a adolescência, quando se soltou graças ao teatro, tornando-se o que é hoje... E Gisèle Casadesus... nasceu em 1914 (sim, quase uma centenária) e fez seu primeiro filme em 1934, então... o que mais posso dizer? Que fui a última a sair da sala de cinema? Bem, isso já está implícito. E inspirada. Com vontade de ler... e de falar e pensar mais em francês. É, tem coisas que seulement le cinema français fait pour vous! ;) 


*Para quem entende o francês, é um deleite poder ir além da legenda, sentir as palavras como foram feitas para serem recebidas, porque o roteiro é pura poesia. Porque por melhor que seja uma tradução, às vezes algumas essências se perdem... como em um perfume. Falei que tô inspirada, né? Em São Paulo está passando no Reserva Cultural, corram!

2 comentários:

Bia Guimarães disse...

Hum, parece ser fofo e gostoso de se ver né!
Vou procurar por aqui... e assistir.
Valeu a dica!
Beijos
http://trendsa.blogspot.com/

Marília Levy disse...

ASSISTE SIM, BIA, É MARAVILHOSO! ;)
BJS
obrigada pela visita!