quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Jeff Koons transforma iate em obra de arte




Uma obra de arte moderna e flutuante. Esta é a melhor definição para o iate Guilty, do milionário grego Dakis Joannou, conhecido como um dos maiores colecionadores de arte contemporânea na Europa. Inaugurado em junho passado, depois de quase três anos de fabricação, o iate tem exterior todo decorado pelo americano Jeff Koons. O artista teve os mais de 35 metros de comprimento para realizar sua irreverente releitura da camuflagem usada pelos navios na Primeira Guerra Mundial e as cores e recortes geométricos lembram a obra de Roy Lichtenstein.
Mas a arte não está só do lado de fora. O interior também ostenta obras dos mais variados artistas da atualidade em seus amplos cômodos. Lá estão esculturas de Anish Kapoor, móveis de Karim Rashid e dos Irmãos Campana e instalações de David Shrigley.
“Guilty” foi a palavra pintada pela artista britânica Sarah Morris na parede de um dos quartos e acabou sendo adotada como nome da embarcação. O projeto foi viabilizado pela tradicional construtora de barcos e navios Cantieri Navali Rizzardi e o design de interior tem a assinatura da italiana Ivana Porfiri, que traz no currículo o projeto de centenas de escritórios, residências e navios de luxo e cujo trabalho se baseia na nova percepção dos ambientes e na inclusão de elementos sensoriais na decoração. A coleção de arte de Dakis Joannou já integrou exposições no Palais de Tokio em Paris e conta com telas de artistas contemporâneos do peso de Takashi Murakami. O industrial grego mantém a Deste, uma instituição sem fins lucrativos em Atenas que organiza exibições de novos artistas e apóia a divulgação de arte contemporânea. O Guilty foi visto pela última vez circulando nas águas de Mônaco.

Nenhum comentário: