sexta-feira, 16 de maio de 2008

Veia criativa


publicado na revista Lounge* em março de 2006

O nome quente da nova moda brasileira conta suas origens e sua trajetória

Ilustradora de talento, Fábia Bercsek se interessou pela moda por um motivo aparentemente diferente dos demais profissionais do meio: " Fui estudar moda pois foi a forma que encontrei para injetar vida às ilustrações, queria transformar aquela comunicação via roupa", conta a estilista. O talento para a criação parece vir do sangue. Os pais não são do fashion bussines, mas coincidentemente, todos os avós cultivavam ocupações ligadas à arte e à manufatura. " Uma avó era costureira, outra confeccionava tapetes e meus dois avôs tinham como hobby o artesanato: quadros, esculturas e por aí vai..." .

A estilista conquistou seu lugar ao sol no competitivo mercado da moda, mas trilhou uma longa trajetória até chegar onde está. Formada pela renomada faculdade Santa Marcelina, ainda estudante Fábia foi atrás de seus objetivos. Estagiou como assistente de produção de moda na revista Elle e em um workshop conheceu Alexandre Herchcovith, que elogiou seu trabalho. Aproveitando o ensejo, Fábia não pensou duas vezes antes de pedir um estágio. E conseguiu. No início, ia duas ou três vezes por semana, depois diariamente, até que ao final de três meses estava participando da criação das coleções. Da experiência com o estilista, Fábia afirma ter aprendido muito e evoluído seu estilo de criação. " O Alê é um profissional de verdade. É muito bom trabalhar com quem sabe o que quer, sabe liderar e se comunicar.", relembra Fábia.

Em 1998, ainda universitária, integrou um time de alunos que expuseram suas criações na Fenit (Feira Nacional da Indústria Têxtil). Os modelos de Fábia chamaram a atenção de André Hidalgo, idealizador da Casa de Criadores, que a convidou para uma pequena apresentação no evento que lança novos talentos da moda brasileira. Dois anos depois, em 2000, lá estava ela desfilando uma coleção de sua marca homônima. Na Casa de Criadores, Fábia desfilou ainda mais uma vez, em fevereiro de 2001. Depois disso, integrou a equipe do Amni Hot Spot pelos anos seguintes. Até inaugurar sua loja nos Jardins em junho de 2004, suas peças circulavam em circuitos alternativos como bazares e multimarcas. Em janeiro de 2005, realizou o décimo desfile de sua careira, mas desta vez na São Paulo Fashion Week. " Se lançar no calendário oficial da moda traz uma sensação de segurança, de evolução, significa ajuste comercial e estético", afirma Bercsek.

A estilista que assume já ter sido uma "clubkid" (aficcionada pela noite) hoje só sai em baladas quando está viajando ou em ocasiões especiais com os amigos. Fã de rock progressivo e de pop, a escolha musical depende do momento e do estado de espírito. Gosta de criar quando está sozinha em casa. Em silêncio e de preferência na companhia de Cosmos, seu cachorro.

Suas coleções chamam a atenção não apenas dos fashionistas, mas de mulheres que gostam do belo e fogem do lugar comum. Sempre ousados, extremamente femininos, os looks de Fábia conquistam os olhares atentos da platéia. Em seu último desfile na São Paulo Fashion Week, a coleção de inverno foi baseada em veludos, couros, malhas e tricôs nas mais variadas cores e estampas, fazendo o estilo mix´n´match (combinar misturando e descombinando) e acertou em cheio. A tudo isso adicionou referências das décadas de 60 e 70 e um toque vintage às roupas. Sucesso absoluto. E é nessa caminhada de trabalho e evolução que Fábia norteia seus projetos futuros. " São planos simples, mas são muitos". Competência é o que não vai faltar para realizá-los.

Nenhum comentário: