quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Higher

Sempre me orgulhei de ler os lançamentos, todos os que estavam na lista dos mais vendidos da Ilustrada e da Veja... Os clássicos me davam um certo ranço de colégio, e de alguma maneira eu imaginava que por não serem contemporâneos não tinham nada a ofecerer. Até que um amigo me disse que eu tinha que ler John Steinbeck. Sim, minha reação foi exatamente essa. "João quem???" Mas segui o conselho e estou mergulhada nas páginas de A leste do Éden, um dos clássicos do autor americano, ao lado de Vinhas da Ira e Boêmios Errantes. Gente, é tanta riqueza de personagens, de cenários, os perfis psicológicos são tão completos que passam a impressão de que a gente conhece a fundo todo mundo envolvido na trama... E quando a gente acha que tá perfeito de tão vibrante, aparece um novo elemento que encanta ou choca... Simplesmente incrível. Uma aula sobre os tipos humanos mais diversos, as agruras e desafios da existência... Um livro sobre força, fraqueza, desejos, segredos, sobre a vida. Sério, larguem já aquele best-seller qualquer e leiam. Próxima estação: Dostoiévski. E depois Philip Roth, que o povo diz que é um dos, senão o único contemporâneo que realmente vale a pena.

Nenhum comentário: