terça-feira, 13 de julho de 2010

YSL no Petit Palais





Exposição sensação do verão. Dificil até fugir das inevitáveis rimas para definir a mostra de Yves Saint Laurent no Petit Palais, museu de belas artes de Paris que nunca havia em sua história recebido uma exposição de moda. Mas argumentou que YSL era não apenas um estilista, mas um "excepcional artista" e voilá.

O museu abre as portas as 10hs, portanto cheguei as 10h30, depois de tomar meu petit dejeuner tranquilamente, achando que seria easy. Ledo engano. A fila já atingia a marca de 30 metros e uma placa alertava: duas horas de espera. Meu passe livre seria a carteira internacional de imprensa, que no momento repousava em minha bolsa, lá no apartamento. O dia estava bonito, resolvi ficar e esperar numa boa. Fica já a dica: a fila dos que já tem convite comprado é muito mais ágil, vale a pena.

O que posso dizer? Que valeu cada minuto de espera? Seria pouco... muito pouco. Quinze salas temáticas destrincham toda vida e obra de Yves, esse deus da moda. Uma frase de Pierre Berger, após seu falecimento, é emblemática e para mim diz muito do que ele representou: "Chanel a donné liberté aux femmes, Yves Saint Laurent leur a donné le pouvoir" (Chanel deu liberdade às mulheres e YSL lhes deu o poder.)

Desde o início de sua carreira na Maison Dior, até a revolução dos gêneros que causou com o smoking feminino, sua obsessão com destinos longínquos e exóticos como Rússia, China e Índia para criação de suas coleções, seu relacionamento com a arte, sua ousadia com as cores, seu método de trabalho, seus passatempos, as criações para mulheres célebres, tudo está nessa fantástica retrospectiva. O clímax é a sala Le dernier Ball (o último baile) com uma seleção de chorar de emoção de vestidos de festa criados por Yves. Repito, chorar de emoção.
Saí emocionada, sorrindo como boba e pensando: se moda é sonho, YSL deve mesmo ser Deus. O site da expo, que segue até 29 de agosto, vale muuito a visita, dá pra sentir o que é essa retrospectiva histórica e imperdível. http://www.yslretrospective.com/

Nenhum comentário: