quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PENSE MODA day one

Começou ontem a quarta edição do seminário anual Pense Moda. Os palestrantes convidados da noite  foram os fotógrafos americanos Christopher Makos e Paul Solberg, que formam a dupla The Hilton Brothers. 

Chris e Paul são super bem-humorados, sempre brincando entre eles e interagindo com o público, deram bronca em quem estava com o celular ligado e até mesmo recomendaram que não usássemos o Twitter. A não ser que fosse pra falar deles. Alívio pra mim, que estava a toda tuitando as novidades.

O trabalho dos dois é basicamente intervenções e montagens fotográficas de imagens que captam ao redor do mundo. China, Egito, Itália, Estados Unidos, Espanha... Nova-iorquinos, os dois se conheceram na Big Apple em 2004 e desde então trabalham juntos. Suas referências vêm muito da pop art de Andy Warhol e o dadaísmo surrealismo conceitualismo de Marchel Duchamp. Um objeto ordinário tem seu valor visual. Nossa vida ordinária, cotidiana, tem sim sua dimensão de ARTE, se vista sob um novo olhar, uma percepção aguçada. Foi essa a lição que absorvi de suas imagens.

Performáticos, Chris e Paul fizeram duas trocas de roupa em pleno palco, protegidos por um biombo. Durante o curto período de noventa minutos da apresentação, os dois usaram três ternos, sempre idênticos.  Todos foram confeccionados em um alfaiate de Pequim, com tecidos comprados por eles próprios em Nova York. As estampas, nada convencionais: flores, xadrezes de cores fortes e por aí vai.

Do trabalho da dupla a série que mais me encanta é  Hippofollium, a junção de fragmentos de imagens de cavalos com  fotos de flores e folhas. Imagens instigantes e poéticas, do tipo que captam a atenção do observador, como toda boa fotografia. Para quem também gostou da arte da dupla, a dica é ficar atento às notícias. Os dois virão ao Brasil para expor (e vender) seus trabalhos na galeria Baró, em São Paulo, no ano que vem.



O site da dupla vale a visita: http://www.thehiltonbrothers.com/

Depois do intervalo, foi a vez do debate sobre a relação entre moda e internet. Grandes marcas invadindo as redes sociais, blogueiros versus sites de publicações impressas, assunto que rendeu bastante. Mediação foi de Kátia Lessa, jornalista da Folha de São Paulo e Paulo Martinez, editor da vanguardista revista Mag!, estava entre os convidados. Entre outras mil coisas que nem caberiam aqui neste blog, Paulo falou um pouco sobre a versão para o Ipad que a revista lançará em janeiro do ano de quem, prova de que a mídia impressa acompanha os novos tempos da realidade cada vez mais digital.


*Pelo segundo ano consecutivo o evento teve o patrocínio das Lojas Renner. Super bacana a iniciativa da empresa, que além de fazer uma fast-fashion antenada com as tendências globais, ainda fomenta o mercado nacional da moda, fortalecendo os profissionais do setor com encontros pensantes e super produtivos como esses. Ponto pra eles. 

Nenhum comentário: