quinta-feira, 29 de julho de 2010

Esmalte, o novo acessório de moda

Assistindo ontem ao GNT Fashion, fiquei inspirada a falar sobre esmaltes. A entrevista de Lilian Pacce com a figurinista Marília Carneiro, lenda viva do figurinismo de telenovela no Brasil, foi ótima. Em uma das perguntas, Lilian quis saber: e o Boca Loka, linha de batons loucurinha que fez tremendo sucesso por conta da novela Ti-Ti-Ti na década de 80? Seriam relançados com o remake?
A resposta de Marília foi direta e objetiva. Nada de batons, o acessório de beleza da vez é o esmalte. Cada personagem tem uma cor característica e lança moda à sua maneira. A Melina, personagem da Mayana Moura, por exemplo, aderiu à francesinha invertida ou meia-lua, bem ao estilo retrô pin-up resgatado por Dita von Teese.
A editora de moda vivida por Malu Mader também abusa dos tons diferentes e cada qual compõe a personalidade de cada personagem com uma cor de esmalte. Até a respeitável senhora Fernanda Montenegro (diva!) tem usado maravilhosos tons de nude. *Mas no ooootro folhetim, o Passione. Coloquei tudo no mesmo balaio, sorry. Errata feita*. E dá-lhe cinzas, marinhos, corais, rosas, vinhos e até verdes. E pensar que, palavras da própria Marília, há pouco tempo a televisão (ou o público, ou os dois) só aceitava o uso do branquinho/misturinha ou vermelho.

Eu particularmente amo brincar com as cores e fazer do esmalte um acessório de moda mesmo. Mas devo confessar que apesar de lançarem cores lindas e inusitadas, algumas marcas internacionais não seguram no quesito durabilidade. Na minha última viagem comprei toda encantada o Nouvelle Vague, da nova coleção de verão da Chanel. Um lindo verde meio azulado ou azul esverdeado, isso é mistério. Acontece que... durou três dias. No quarto dia, já descascou a ponta, depois os lados, tudo... Decepção. E o fato é que para conseguir o mesmo tom ou similar, há o Sereia da Impala ou o Absinto da Colorama. Melhor e sem dúvida mais barato. Sorry, mas de esmaltes ainda entendemos melhor. Fica só o fetiche da embalagem e ter um produto Chanel, nem que seja um esmalte.

Digo com conhecimento de causa que os nacionais são os melhores porque tive outra experiência desastrosa com um segundo estrangeiro, desta vez o Mavala. Descascou no... dia seguinte! Speachless.

No momento tenho amado os nudes e fofos do tipo "não me preocupo com isso". Esse é o Chic Pele da Colorama, que não encontro em nenhum salão que eu vou, tenho sempre de levar meu frasquinho.
Foco não é bem o forte dessa foto, mas dá pra visualizar a cor do esmalte, isso que importa. Ele é uma cor não cor, bem nada mesmo, mas toda vez que uso ouço elogios e gente querendo saber de onde é. A última foi uma distinta senhora, na FNAC. "Ah, mas é importado, né?" Eu: "Não, é da Colorama mesmo." Há, adorei.

Bom, ainda tenho esperança com os gringos, quero experimentar a Essie, que tem cores maaara assim nessa pegada romântica/rosinha/nude e os da Eyeko, que ia comprar em Londres mas acabei me esquecendo no meio da minha lista gigantesca de to do´s na capital inglesa. Esse Lilac é muito fofo, quero experimentar. E o Nude, então?


Bom, voltando de onde começamos, a Globo poderia aproveitar a excelente deixa do remake de Ti-Ti-Ti para fazer uma parceria com uma grande empresa de esmalte e lançar os ditos, com o nome de seu respectivo personagem. Vai ser estouro de vendas, isso é certo.
Um viva aos esmaltes de cores lúdicas, românticas, alegres, fluor, foscas, discretas! Vida longa a esse novo e já indispensável acessório de moda. Para finalizar esse post giga (provavelmente o maior da história do Fashion Art Life) essa foto demais, que é a reunião das mãozinhas super coloridas das minhas amigas queridas e mais que it-girls Vanessa Salem, Lili Carneiro, Kátia Simone, Olga Cohen e Dorien Barreto. Pelas cores dá pra ver que era verão! Precisamos renovar o look book, gatas!

2 comentários:

Flávia disse...

Marília, concordo inteiramente com você, nossos esmaltes são melhores e mais baratos!
Eu confesso que sou fã do vermelho, mas acho uma delícia brincar com as cores e poder variar a cada semana.

Chanelitas disse...

Flávia, ótima idéia para a Globo. Se fosse você já patentiava, hahaha. Seu blog é o máximo, parabéns!!!! Estamos seguindo todas as dicas.
Muitos beijos,
Chanelitas
www.chanelitas.com