terça-feira, 23 de março de 2010

Oriente-se

Dando uma zapeada nos highlights da última temporada de moda de NY, reparei quantos designers orientais integram esse line-up pra lá de disputado. São muitos! Só em NY temos Derek Lam, Alexander Wang, Jason Wu, Jen Kao, Anna Sui e Vera Wang. Bem mais do que qualquer outra etnia americana (italo-american,latins, irish-american, afro-american [acho isso uma bobagem sem tamanho, mas lá existe e é fortíssimo]), os asian-american é que dominam o cenário fashion nova-iorquino.

Então resolvi fazer um post pout-pourri em homenagem aos fashion designers de olhinhos puxados.

Os precursores:


Rei Kawakubo, japonesa, cria para Comme des Garçons desde1969 e desfila em Paris

Junya Watanabe foi por décadas o braço direito de Rei na Commes des Garçons e hoje faz vôo solo em Paris.

Obrigada, Rena*, por lembrar de Yohji Yamamoto, sem cabimento ele ficar fora dessa lista. Nascido em Tóquio, Yohji se formou em Direito e começou na moda só em 1981, já com 38 anos. Apesar de hoje a marca estar endividada (apenas 65 milhões de doletas, coisa pouca) e de fato falida, não dá pra negar sua história na moda.

Kenzo Takada, japonês, foi o pioneiro dos grandes estilistas orientais e trocou Tóquio por Paris no início da década de 1960. Hoje seu nome é sinônimo de um império de roupas, cosméticos e perfumes.


Outro japonês a trocar sua cidade natal, no caso Hiroshima, por Paris, foi Issey Miyake, em 1964.


The new generation:

Da novíssima geração, a japonesa Jen Kao, de 29 anos, desfila em Nova York.


Não tão nova assim, mas a americana de pais chineses Vera Wang demorou a fazer sucesso na moda, seus primeiros trabalhos solo foram em 2001. Sabia que ela era bailarina, estudou na Sorbonne por um ano e é formada em História? E que ela trabalhou na Vogue America e foi diretora de acessórios de Ralph Lauren? Famosa por seus magníficos vestidos de noiva (que ela começou a fazer pois quando ela própria se casou, em 1989, não encontrava nehum que ela gostasse) e festa, hoje em dia ela mostra que também manda ver no pret-a-porter em Nova York.

Anna Sui, americana de origem japonesa, é mestre em looks ricos em toques artesanais e perfume bohemian, vide sua última coleção apresentada em Nova York. Lindo. Ao contrário de seus compatriotas que prezam pelo minimalismo, Sui gosta mesmo é de misturar de estampas e texturas, é uma estilista que gosta de uma produça exuberante, bem rica visualmente.

Mesmo com a tenra idade de 25 primaveras (completa 26 em 17 de maio), Alexander Wang, americano de origem chinesa, já ganhou um CFDA (Council of Fashion Designers of America) em 2008, o Oscar da moda americana.


Nascido em Pequim, na China, Jason Wu, de 36 anos, conquistou seu lugar ao sol na temporada de NY e é um dos novos honeys de Anna Wintour, por suas coleções comerciais mas carregadas de poesia, arte, feminilidade e leveza.

Americano de origem chinesa, Derek Lam estudou na Parson School of Design e debutou na semana de moda de Nova York em 2003.


5 comentários:

Anônimo disse...

Li tudo!
Quase..

rena disse...

Adorei o post mas... e o Yamamoto? Só pq faliu ele não conta? heheh

Marília disse...

Rena, muitíssimo bem lembrado! ue gafe esquecer do yamamoto!!!!

Pestaninha disse...

A Rei Kawakubo não parece o Celso de cabelo chanel?!?
Kenzo, Issey, Anna e Vera são os únicos que eu conheço...eita inguinorança!

spotmag disse...

essa nova safra é muito boa mesmo e poderosa... side os desfiles de alexander wang, que sempre conta com casting de primeira e first roll cheio de celebridades... ele faz um ótimo trabalho... vera wang já é sinônimo de elegância e fa os vestidos de noiva mais disputados de NYC e jason wu é um dos estilsitas queridinhos de michele obama... só para sentir o drama... mas rei, yohji são gênios e sempre terão seu lugar ao sol... o que seria das sobreposições se não fosse kawakubo!!! =)