sexta-feira, 16 de maio de 2008

Nova sensação


publicado na revista Lounge* em junho de 2006

Basso & Brooke, marca dos estilistas Christopher Brooke e Bruno Basso, tem causado frisson na moda européia desde que venceram o Fashion Fringe (evento que revela novos talentos da moda) em setembro de 2004. Apresentando estampas e volumes inovadores, a dupla emergiu para o patamar mais exclusivo da moda mundial: o calendário oficial dos desfiles europeus.

O inglês Chris Brooke, antes de consolidar marca própria, foi consultor de estilo de diversos artistas como Kylie Minogue, Pink, Joss Stone, Robbie Willians, entre outros. E o brasileiro Bruno Basso, natural da cidade de Santos, litoral paulista, vive em Londres desde 1998, onde trabalhou como designer gráfico, produtor e diretor de arte. Os dois se conheceram em 2002, em uma boate londrina e em 2004 lançaram a marca. Depois do estrondoso sucesso de estréia no Fashion Fringe, a dupla assinou contrato com o poderoso conglomerado Aeffe, que representa marcas como Alberta Ferretti, Moschino, Narciso Rodriguez e Jean Paul Gaultier. Isso expandiu os horizontes da dupla, que hoje vende suas criações em Londres, Paris, Nova Iorque , Madri, Milão , Moscou e outras capitais do mundo.

Leia a entrevista exclusiva que Chris Brooke concedeu à Lounge*:

Como você conheceu Bruno e como tiveram a idéia de criar uma marca?
Conheci o Bruno no Popstarz, uma casa noturna de Londres. Viramos amigos, e aos poucos fomos descobrindo interesses em comum, principalmente pela moda. E pensamos em unir nossos talentos nesse sentido.

Ter trabalhado com produção e estilo de grandes artistas da música trouxe alguma influência para o seu atual trabalho de criação?
Com certeza! Me tornou uma pessoa mais ligada na necessidade desesperada das pessoas, principalmente as famosas, por novas idéias, estilos diferentes, novos estilistas...

Quais celebridades estão entre seus clientes atualmente?
São vários... A mais assídua recentemente é Paris Hiltin.

Agora que estão inseridos no calendário oficial da moda européia, vocês se consideram uma marca comercial?
Ser comercial é requisito para sobreviver no mercado, mas ao mesmo tempo fazemos tudo para permanecer alternativos e rebeldes, é o que nos torna diferentes, nosso principal atrativo.

Qual é a identidade de suas criações, a marca registrada das coleções Basso&Brooke?
A marca registrada são as estampas incríveis, sem dúvida é uma característica forte. E nossa identidadeé um conceito bem amplo, que pode ser desenvolvida de várias formas diferentes, de maneira que qualquer mulher pode ter uma peça Basso & Brooke em seu guarga-roupa.

Como é o processo de criação?
A criação é um processos longo e árduo, mas também é muito envolvente e viciante, é muito animador ver os resultados do trabalho.

Vocês criam pensando em que tipo de mulher?
As mulheres sexys, fortes e seguras são as que mais nos inspiram.

Você estiveram no São Paulo Fashion Week em 2005. Que lembranças têm dessa experiência?
Foi fantástico, fiquei emocionado com o calor que as pessoas se tratam e com a receptividade ao nosso trabalho, foi ótimo. Queremos levar a marca ao Brasil o mais rápido possível.

E quais são os planos para o futuro da marca Basso & Brooke?
São tantos que nem dá pra contar.

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